domingo, 13 de janeiro de 2013

Análise do Período Clássico



Análise do Período Clássico

Há séculos que as obras de arte gregas são consideradas um modelo de perfeição e de beleza. Elas eram feitas com tanto equilíbrio, com tanta harmonia, com tanta habilidade, que até hoje são admiradas no mundo inteiro.
Inicialmente, os gregos foram influenciados pelos egípcios. Aos poucos, os artistas gregos foram ganhando personalidade. Suas esculturas eram de uma naturalidade maravilhosa. Pareciam quase vivas. Os artistas queriam fazer corpos perfeitos porque acreditavam que a beleza física deveria refletir a beleza moral (interior) das pessoas.
A arte grega se destacou pela beleza e equilíbrio das formas, que até hoje servem de modelo para os artistas de todo o mundo. A literatura, a arquitetura, a escultura e a pintura grega utilizavam-se de muitos temas míticos para expressar artisticamente seus valores, ou seja, sua visão do que era certo ou errado, do que era feio ou belo.Na pintura  de vasos de cerâmica foi muito praticada em toda a Grécia.Pintavam-se desde personagens míticos até cenas de batalha ou da vida cotidiana.Os gregos também construíram templos que abrigavam  o  deus protetor da cidade-estado. 
A beleza física na Grécia era cultuada nos heróis e nos atletas juntamente com a beleza por inteiro, o gosto pelas as artes e pelo conhecimento. Hoje em dia, o conceito de beleza se reduziu praticamente ao culto ao corpo, o que leva muitas pessoas a pratica de exercícios físicos, mas também a distúrbios mentais.
O culto à beleza nas artes e nos esportes é um exemplo muito eloqüente da tradição greco-romana que deu origem às culturas modernas ocidentais. Por isso, esse é um tema fundamental para articular a compreensão à  respeito de nossa própria sociedade e da cultura tradicional que partilhamos.
Com relação aos romanos, que constituíram uma civilização que tem influenciado profundamente nossas formas de vida, gostos e costumes. Muitos hábitos que chegaram até nós, graças à colonização portuguesa, têm sua origem nos costumes gregos e foram difundidos na Europa pelos romanos.
Muitas das nossas palavras são de origem latina como mesa, pão, terra, mãe etc. Expressões como plebiscito, senado, república ou ditadura foram utilizados primeiro pelos romanos.
Esses são apenas alguns dos muitos exemplos de como nossa civilização ocidental, e que hoje se desenvolve na Europa e nas Américas, recebeu uma influência fortíssima dos gregos. Nossa visão de mundo, nosso modo de pensar, de enxergar beleza e de procurar a justiça tem muito a ver com o que os gregos faziam.
Por isso a cultura romana é considerada clássica, por ter sido convertida em um modelo para a nossa sociedade, apesar das grandes diferenças sociais que existiam em sua base.
                         Apesar de eles nos terem influenciado tanto, não devemos ignorar que os gregos também tinham seu próprio modo de ver as coisas. Tudo é fascinante: como é que nós, que vivemos no mundo tão diferente do grego antigo, podemos gostar de tantas coisas de que eles gostavam? Aliás, a arte, a poesia, as esculturas, as ciências da natureza ainda nos proporcionam alegres surpresas.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


SANTOS. Maria das Graças Vieira. História da Arte. São Paulo, 1994.


Nenhum comentário:

Postar um comentário