domingo, 13 de janeiro de 2013

CUBISMO, MOVIMENTO QUE REVOLUCIONOU O MUNDO DAS ARTES



CUBISMO, MOVIMENTO QUE REVOLUCIONOU O MUNDO DAS ARTES

A partir dos estudos realizados, podemos perceber que o Cubismo foi um movimento artístico que surgiu no século xx, que influenciou toda a arte intelectual na tentativa de fundir arte e ciência, tendo como seus principais protagonistas Pablo Picasso e Georges Braque, os quais revolucionários às artes plásticas da época. O movimento cubista tratava a natureza por figura geométrica representando as partes de um objeto no mesmo plano. Após o surgimento do cubismo a representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
As revoluções científicas e estéticas, bem como a tecnologia e a pintura modernas, tornaram-se indissociáveis. Física e pintura construíram uma compreensão da natureza que não estava baseada apenas na percepção externa dos objetos.
O surgimento do cubismo teve sua origem depois da obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Para Picasso e Braque passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano.
O pintor cubista ao representar seus objetos dava a essas três dimensões: ângulos visuais, percebendo todos os planos e volumes.
Fica claro que a pintura cubista fracionou a apreensão da realidade, ao representar simultaneamente partes dos objetos  que não poderiam ser visto ao mesmo tempo e que até então estavam bem localizadas no espaço e definidas no tempo.uma vez que os pedaços desse fracionamento não puderam mais ser reagrupados, a totalidade da percepção não se resumiria a uma mera soma das partes.Houve um assalto à noção de simultaneidade dos observadores.
Como foi dito a principio que os principais artistas desse movimento ( o cubismo) foram  Pablo Picasso e Georges Braque.Podemos destacar algumas obras de Picasso : Les Demoiselles d’Avignon-(1907), o  poeta  (1911),Guernica (1937).E tendo como destaque as obras de George Braque; Guitarra e Clarinete (1918),Violino e Cântaro (1910), Mulher com violão (1908), Casas do Estoque(1908).
Podemos fazer uma abordagem cultural sobre o cubismo que poderá nos ajudar a compreender melhor esse movimento revolucionário no mundo das artes. Muito mais que compreender, esse movimento nos ajuda a entender que o cubismo é um processo sociocultural.













Referências:

PROENÇA. Maria das Graças Vieira. História da Arte. São Paulo, 1994.
Reis, José Claudio, Guerra, Andreia and Braga, Marco Ciência e arte: relações improváveis?. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Out 2006, vol.13, p.71-87. ISSN 0104-5970 In: http://www.scielo.com.br  acesso no dia 07 de outubro de 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário